IPC entrega dossier morna MCIC

O dossier da candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade foi entregue ao Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, pelo presidente do Instituto do Património Cultural, na tarde desta quarta-feira, 21 de março, num momento simbólico e importantíssimo. Foi mais um passo para a entrega formal que acontece já na segunda-feira, 26 de março, pelas 17hrs00 (15hrs00 de Cabo Verde).

O MCIC Abraão Vicente, far-se-á acompanhar da Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), a Dra. Stephanie Brito, a Paris (França), para entregar, oficialmente, o dossier que marca a inscrição da Morna como candidata a Património Imaterial da Humanidade.

Entretanto, 2019 será o ano em que Cabo Verde terá a resposta da UNESCO sobre esta candidatura preparada pela equipa do Instituto do Património Cultural (IPC), liderada pelo presidente, Dr. Hamilton Jair Fernandes e coordenada pela Dra. Sandra Mascarenhas. “Reconhecer a morna é reconhecer a alma do povo como algo também que é património da humanidade”, afirmou o MCIC, Abraão Vicente durante a cerimónia de entrega simbólica do dossier que contou com a presença de Cremilda Medina e Ellah Barbosa que interpretaram quatro mornas para exaltar o momento.

Todo o processo do dossier foi liderado pelo IPC, mas contou com uma forte parceria da cooperação portuguesa. “No último mês esteve cá uma equipa técnica seguida pela Embaixada de Portugal que foi de fato nosso grande parceiro. Já vi o dossier e pela qualidade técnica do trabalho desenvolvido pelo IPC creio que temos todas as possibilidades de termos uma candidatura de sucesso”.

Cabo Verde esteve envolvido neste processo de candidatura, tão importante e que espelha a alma de um povo. “Quero agradecer a comunidade da morna. É esta comunidade que dá sentido a esta candidatura, pela internacionalização de Cabo Verde, da nossa alma, da nossa história, da nossa memória. Quero também agradecer a todos os instrumentistas e a todos que estiveram envolvidos neste processo”.

Texto e foto: Ministério da Cultura e das Industrias Criativas

Últimas Notícias