Reabilitação Igreja nossa SR

No âmbito da socialização do projeto de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Cidade Velha, o IPC - Instituto do Património Cultural, reuniu-se com o Conselho Paroquial daquela localidade para apresentação do referido projeto.

Um trabalho, que visa a valorização daquele património histórico, financiado através do fundo do turismo, num valor de 25 mil contos, para o presente OGE2018, sob a solicitação do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Valorização realçada pelo pároco local, António Fernandes, que desafiou os paroquianos a participarem ativamente em todas as etapas de trabalho a ser realizado. “Faço os melhores votos para este projeto. É algo que a igreja há muito precisava, para melhor acolher os seus fieis, além de claramente preservar e valorizar o edifício”.

Por sua vez, o Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, realçando a importância da preservação e salvaguarda de todo legado histórico nacional, frisou que este projeto de reabilitação não é apenas do Governo de Cabo VerdeMinistério da Cultura e das Indústrias Criativas, é também da comunidade.

E por assim ser, torna-se essencial um “real contributo” de todos no processo, principalmente nesta fase de elaboração do projeto, para que se possa ter “uma Igreja funcional para todos. Não apenas para os residentes, mas todos aqueles que o visitam”.

O conselho paroquial demostrou-se satisfeito por “finalmente” ver a “andar” o projeto de reabilitação e restauro de que tanto carecia o edifício construído 1495. Entretanto, solicitou o alargamento de algumas áreas do edifício, por forma a suprir a carência de espaços para realização de outras atividades religiosas.

Neste quesito, o Presidente do IPC desafiou o conselho a mobilizar financiamento para a materialização e reabilitação de outros edifícios históricos na localidade, com potencial para acolher estas atividades e deste modo preservar as características arquitetónicas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

A apresentação do projeto de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, para este conselho paroquial, esteve a cargo do arquiteto urbanista, coordenador do projeto, Adalberto Tavares, e contou com a presença do Presidente, Diretores e Técnicos do IPC, do pároco local e dos especialistas portugueses em reabilitação e restauro do património, Engenheira Ana Velosa da Universidade de Aveiro e Arquiteto Gabriel Andrade e Silva da Direção Geral do Património Cultural, que irão acompanhar o projeto em causa.

Este projeto já foi apresentado ao Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente,Cardeal Dom Arlindo Furtado, párocos e a instituições parceiras. A comunidade local será a próxima a conhece-lo.

Últimas Notícias