Cabo verde recebe CONCHACabo Verde acolhe, de 12 a 24 de abril, a missão preparatória do projecto do CONCHA, projeto que tem por objetivo desenvolver conhecimentos históricos e patrimoniais, no domínio da investigação, salvaguarda e valorização do legado subaquático. Para o efeito, receberá o coordenador da Cátedra Unesco - O Património Cultural dos Oceanos da Universidade Nova de Lisboa, Professor Doutor João Paulo Costa.

A decisão saiu da primeira videoconferência, de parceiros do projeto, que teve lugar na passada sexta-feira, 12 de janeiro de 2018. Uma reunião que teve por finalidade a apresentação de cada parceiro estratégico, e a definição do programa de trabalho para o corrente ano.

Representam o Instituto do Património Cultural, neste projecto, o Coordenador da Direcção de Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro e a Técnica Superior, Dúnia Pereira.

O projeto CONCHA explica as diferentes formas pelas quais as cidades portuárias se desenvolveram em torno da borda do Atlântico no final do séc. XV e início do séc. XVI em relação aos diferentes ambientes ecológicos e económicos globais, regionais e locais.

Além de organizar oficinas acadêmicas e publicações, CONCHA, pretende educar envolvendo o público em pesquisas históricas, oferecendo uma séries de conferências e exposições e auxiliando as instituições públicas no desenvolvimento da conservação do património e do turismo.

Cabo Verde, através do IPC - Instituto do Património Cultural, integra o projeto CONCHA juntamente com a Universidade Pablo de Olavide, Old Dominion University, OMA - Observatório do Mar dos AçoresTrinity College Dublin Global, Associação para as Ciências do Mar, Universidade do Norte; Mar, Ambiente e Pesca Artesanal, Universidade Federal de Sergipe e Eveha International.

Últimas Notícias