San Jon

A festa de São João Baptista acaba de ser classificada a Património Cultural Imaterial Nacional de Cabo Verde. A classificação saiu da resolução do conselho de Ministros, desta quinta-feira, 23 de novembro de 2017.

A proposta para classificação desta festividade a Património Cultural Imaterial Nacional, resulta da demanda popular e de autoridades locais que ao longo dos anos vêm reivindicando práticas de defesa, valorização e salvaguarda desse património imaterial, considerado pelo coletivo como um dos mais expressivos do Arquipélago.

A classificação da festa de São João Baptista esteve apoiada em três critérios que assentam no principio da continuidade do bem e sua relevância nacional para a memória e identidade, pressupondo os seguintes âmbitos: Valor Histórico-Cultural, Anuência da comunidade e Viabilidade/transmissão

De referir que em 2013, num trabalho conjunto entre a Câmara Municipal do Porto Novo (Santo Antão) e o Instituto do Património Cultural, classificou-se São João Baptista como Património Cultural Imaterial à escala municipal. Concomitantemente, uma proposta para classificação do Sonjon a Património Cultural Imaterial foi apresentada ao IPC pela Câmara Municipal do Porto Novo e Casa Maria, em 2015, “…a pedido da população do Porto Novo e todas as entidades que envolvem na festa, com especial destaque para a peregrinação...”.

Contudo, a classificação de qualquer manifestação cultural pressupõe o seu conhecimento prévio, sua documentação, num processo integrado tendo a comunidade detentora como líder e autora.

Neste sentido, o Instituto do Património Cultural, através da Direção do Património Imaterial (DPI), realizou, em 2017, um inventário de base comunitário nas comunidades detentoras desta festividade, a saber, Porto Novo (Santo Antão) e Nova Sintra (Brava) e S. Vicente. Nas outras ilhas onde se festeja um pouco o São João, foram realizadas operações de mapeamento do Património Imaterial.

Inventário que resultou, agora, na classificação desta festa a Património Cultural Imaterial de Cabo Verde.

Últimas Notícias