PRESIDENTE IPC PRESENCIOU DESCERRAMENTO ACARY E GUAHYBAO Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, presenciou na sexta-feira, 3 de novembro, em São Vicente, o ato de descerramento da placa em homenagem aos navios mercantes, “ACARY” E GUAHYBA”, torpedeados pelo submarino alemão U-151 durante a primeira guerra mundial.

os sobreviventes do referido torpedeamento foram socorridos, na altura, no hospital de Mindelo. Um ano mais tarde, em 1918, a esquadra naval brasileira viria somar-se ao esforço aliado no patrulhamento das águas entre São Vicente e Dacar. Um episódio marcante que marcou muito a amizade entre Brasil e Cabo Verde.

Reforçada a dois de novembro de 2017 com a pintura do mural na Praça Dom Luís pelo Acidum Project, e descerramento de placa no Museu do mar. Um ato presenciado e enaltecido pelo presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, pela importância da preservação da memoria nesta efémere marcante que foi o torpedeamento dos navios.

A cerimonia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Dr. Augusto Neves; o Presidente do Instituto do Patrimônio Cultural de Cabo Verde, Dr. Hamilton Fernandes; o Comandante da Guarda Costeira de Cabo Verde, Comandante Pedro Santana; o Adido de Defesa do Brasil, CMG Luiz Fernando da Cunha; o Cônsul Honorário do Brasil em São Vicente, Dr. Celso Sertório; e o Sr. Embaixador do Brasil, José Carlos de Araújo Leitão.

Últimas Notícias