MMarmuseu do mar

Em 2013 o Instituto do Património Cultural dá início ao projecto de instauração do Museu do Mar no edifício Réplica da Torre de Belém. O processo começou com a recolha de peças e a concepção museológica e museográfica e culminou com a inauguração do museu em 16 de Abril de 2014. O Museu do Mar está sob a tutela do IPC através da Direção de Museologia e Museus e foi criado no âmbito do projecto Rede Nacional de Museus do IPC.

A exposição permanente espelha a filosofia do museu. O espólio apresentado ao público demonstra aquilo que se propõe valorizar, estudar, preservar e divulgar. A exposição está organizada por pisos temáticos que se complementam entre si. Ela começa com breves apresentações textuais sobre aspectos históricos do Povoamento da Ilha e do Edifico Torre de Belém bem como a apresentação de exemplares de peças ligadas à economia do mar. Esta primeira mostra pretende ilustrar como o mar foi moldando as tradições e a cultura das ilhas.

O museu do mar apresenta também uma colecção de objectos provenientes do “Museu da Baleia de New Bedford”. Trata-se de uma exposição de carácter permanente situada no 3º e 4º piso da torre ocupando as 3 salas e um corredor com peças e imagens que testemunham a ligação económica e sociocultural de Cabo Verde e EUA no que toca a emigração e a industrialização da pesca da baleia.

O museu expõe também um conjunto de objectos do património arqueológico subaquático proveniente do Museu de Arqueologia, na Praia, representativo de alguns naugráfios de navios comerciais de diversas nacionalidades (portuguesa, espanhola, inglesa, holandesa e norte americana) ocorridos nos mares de Cabo Verde nos sécs. XVIII e XIX.

O património imaterial é contemplado pelo museu através duma recolha de testemunhos entre os profissionais do mar sobre o universo simbólico edificado ao longo dos tempos, de geração em geração. Trata-se duma apresentação de textos sobre saberes, crenças, mitos e poemas sobre o mar. Pretende-se desenvolver um espaço de reflexão multi-disciplinar para uma economia sustentável do mar, incentivando a valorização dos saberes tradicionais.

Além da exposição permanente, as actividades de interacção com os diversos públicos são a chave da afirmação do museu na nossa sociedade. Estas actividades constituem realizações práticas da filosofia do museu que tem como objectivo primordial o envolvimento das comunidades na edificação deste projecto museológico. As actividades realizadas até então, tiveram foco na comunidade estudantil incentivando a investigação, a preservação e a divulgação do património cultural cabo-verdiano conjugando sempre com a consciencialização para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

Horario

  • Segunda a Sexta-feira das 9:00 às 18:00.
  •                Sábado das 9:00 às13:00

Bilheiteira

  • 100$00 para nacionais e 200$00 para estrangeiros
    Isenções: crianças até 12 anos, estudantes e idosos
    Entrada livre: 18 de abril, 18 de maio e 18 de outubro

Contacto para reserva

Localizção

  • São Vicente, rua de praia

Tutela

  • Instituto do Património Cultural

Coordenador da Direção

  • Adilson Dias Ramos

Coordenação técnica

  • Isa Dora Lélis

Museus de Cabo Verde

Mapa Museu do Mar