museu de tabanca banner

O Museu da Tabanca, que havia sido inaugurado em fevereiro de 2000 no Centro Cultural/Museu da Tabanca na cidade de Assomada, foi transferido em 2010 para a localidade de Chã-de-Tanque na antiga casa de morgado, que também constitui um importante património cultural material para a localidade, em particular, e o país, em geral.

Para tal, o edifício da referida casa de morgado sofreu profundas obras de recuperação para albergar o Museu da Tabanca, visto que na localidade existem alguns grupos da tabanca, que ainda estão ativos, apesar de se situar cerca de 5 km fora do Centro Histórico da cidade da Assomada. O Museu da Tabanca foi inaugurado a 26 de junho de 2010.

A filosofia do museu é satisfazer as demandas sociais, tais como apoiar a educação e formação da população, resgatar, preservar e divulgar a tabanca. Portanto, além do deleite do visitante, existe uma orientação cultural e didática nas atividades que serão realizadas no museu. É também preciso engajar os grupos da tabanca nas atividades do museu, a fim de fazer com eles sejam os verdadeiros agentes da salvaguarda da tabanca, que constitui um bem patrimonial de todos os caboverdianos.

O atual acervo do museu é constituído por objetos recolhidos pela equipa do então Instituto Nacional da Cultura (INAC), nos anos de 1993 e 1994 e pelo Instituto de Investigação e do Património Culturais (IIPC), entre o ano de 2006 - 2010.

Horário

  • Segunda a Sexta-Feira das 8:30 às 16:00

Bilheiteira

  • 100$00
  • Isenções: crianças até 12 anos, estudantes e idosos
    Entrada livre: 18 de abril, 18 de maio e 18 de outubro

Contacto para reserva

Localizção

  • Chã de Tanque

Tutela

  • Instituto do Património Cultural

Coordenador da Direção

  • Adilson Dias Ramos

Coordenação técnica

  • Maria Eugénia Alves

Galeria Museu de Tabanca

Museus de Cabo Verde

Mapa Museu da Tabanca