pedralume

Salinas de Pedra de Luma, situada na parte NE da ilha do Sal, testemunhou uma forte interação do homem com o meio ambiente, durante os séculos XIX e XX, voltadas para a extração do sal, naturalmente acumulado na cratera de um vulcão extinto.

Constitui uma amostra da criatividade humana, de adaptação ao ambiente hostil, e da superação dos obstáculos impostos pela natureza. Durante este período, sofreu transformações significativas que moldaram a bela paisagem que hoje nos apresenta.

 Salinas de Pedra de Lume foi inscrito na lista indicativa de Cabo Verde na UNESCO pelos critérios Ve VII

A nível nacional, Salinas de Pedra de Lume foi classificada como paisagem protegida, através do decreto-Lei 3/2003, de 24 de Fevereiro, tendo como objetivo preservar os seus elementos naturais e culturais relacionados com a existência de uma caldeira de exploração do sal e que se ajusta a uma paisagem de beleza singular e valor ecocultural. Neste sentido,também foi classificado como Patrimonio Natural, Histórico e Cultural Nacional através pela resolução nº 21/2012, de 24 de abril. 

 Sendo assim, várias ações têm sido implementadas para a valorização do sítio, nomeadamente feiras culturais, palestras, sinalética, revitalização das infraestruturas ligadas à extração do sal e conservação das marinas dado ao seu valor turístico e terapêutico.

A cratera do vulcão extinto de Pedra de Lume possui caraterísticas geológicas e geomorfológicas análogas a outros vulcões que constam, pelo seu diferencial, na Lista do Património Mundial da UNESCO: Parque Nacional Teide 2007; Ilhas Eólias 2000; Parque nacional dos vulcões de Hawaï 1987; Ilha vulcânica e túneis de lava de Jeju 2007.

Contudo, destaca-se dos demais, pela existência de um jazido de sal localizado dentro da cratera por onde se desenvolveu uma indústria salineira. Deste modo, pode-se compará-lo com o Chott El Jerid, na Tunísia, que consta na Lista Indicativa desde 2008, não quanto um vulcão em si, mas pela circunstância de ser um jazido de sal.

Esta asserção baseia-se no facto de estarem ambos localizados fora do alcance das marés e numa cota positiva acima do nível da água do mar, mas que em determinado estado geológico estiveram em contato com o mar. Outrossim, verificam-se similitudes a nível das várias tonalidades que os dois jazidos patenteiam.

 

Salinas de Pedra de Lume

Lista Indicativa