Cooperação

A cooperação, os protocolos e as parcerias aproximam Instituições e pessoas, mas sobretudo servem para potenciar recursos e partilhar experiências mutuamente enriquecedoras. Assim as relações do IPC com outras Instituições, publicas, privadas e organizações da sociedade Civil devem ser privilegiadas e dinamizadas no sentido de criar sinergias para alcançar resultados e objetivos que de modo autónomo, o IPC dificilmente poderá concretizar.

O Serviço de cooperação atua junto às:

Câmaras Municipais

Garantindo que o instituto tenha uma participação ativa e concertada através de protocolos e parcerias no que concerne a sensibilização, valorização e conservação do Património Cultural local. 

Igrejas

Assegurar melhor cooperação e parceria na defesa e valorização do património construído, partindo do principio que a maior parte do património construído em Cabo Verde ser edifícios/ bens de carácter religioso.

Escolas/Universidades /Embaixadas /diáspora 

Reforçar e melhorar a imagem do país por meio do património cultural. Uma vez que este pode ser elementos de politica externa junto aos parceiros, por estar intimamente aliado a interesses Políticos, Económicos e Sociais. 

 Comunicação

No contexto da promoção e resgate das tradições orais e populares, da rede de museus e centros históricos, bem como do próprio instituto, criou-se o serviço de Comunicação e Imagem, por meio gabinete de comunicação e imagem, organicamente sob a tutela do Presidente.

Este serviço tem como objetivos claros de informar a sociedade em geral e os demais público-alvo do instituto sobre a existência deste, seus fundamentos, objetivos, além do plano de atividades.

Assim sendo, cabe ao Gabinete de Comunicação e Imagem do Instituto do Património Cultural:

    • Definir políticas e estratégias de comunicação e imagem adequadas a cada bem, assegurando a melhor utilização da imagem e marca do instituto;
    • Assegurar e estreitar o contacto e as relações com os meios de comunicação social;
  • Produção e Gestão de conteúdos para o site e demais plataformas.